sábado, 4 de abril de 2009

Poemas de Janaina Ramos:
***
Fuga da realidade
***
(02/04/2009)
Um sonho.
Uma realidade.
Uma idéia.
Uma ilusão.
***
Pensar é sonhar,
criar realidades não existentes,
imaginar além da nossa vida,
transpor os limites do intelecto.
***
Posso sonhar com o impossível?
Acreditar na crença de meus ideais?
***
Eu creio,
não somente em Deus,
creio acima de tudo em mim,
numa busca incessante daquilo que acredito.
***
Sonhar,
sonhar com o amanha,
um amanha feliz e prospero,
uma felicidade de causar inveja aos mais infelizes.
***
Realidade,
ignoro se a realidade existe,
a realidade pode ser fruto da minha imaginação.
O que outrora pode ser interpretada como verdade
nunca passará como uma mentira que acreditamos.
A realidade é um engano ou uma certeza?
Posso estar sonhando,
o mundo que vivo ser uma ilusão,
as pessoas que convivem comigo não existirem.
Será que a minha existência consiste numa mentira e engano?
O que ocorrerá após a minha morte?
Desejo permanecer jovem e ser imortal,
nunca envelhecer e nem morrer.
Se a realidade que acredito ser realidade
não passar de uma mentira,
ser um puro engano da minha imaginação,
então deverei acordar e enfrentar a verdadeira realidade.
Talvez os sonhos quando adormeço serem reais
e o momento que imagino estar acordada ser uma fantasia.
***
Não nego que vivo em varias realidades,
qual realidade deverá ser a real e única?
Uma realidade que me persegue,
espia a minha vida,
persegue os meus passos,
ronda a minha sombra,
vigia e me observa a todo momento.
Essa realidade nunca me abandona.
Fugir?
Inútil tentativa de fuga,
a todo lugar que eu vá ela segue atrás.
Esconder-me?
Impossível,
ela me encontra.
Tentaria uma ação ousada para livrar-me dela,
falta-me coragem,
chamam-me de covarde ou medrosa,
mas não arriscarei a minha vida
a poder livrar-me dessa realidade.
Se não posso livrar daquilo que me atormenta,
única alternativa é viver e conformar-se com a idéia.
As vezes tento esquecer da minha realidade
e refugio em outras realidades criadas por minha mente.
***
Ser idéias apenas ilusões?
Iludir-me com os meus pensamentos?
Encontro-me perdida diante de um labirinto
de duvidas e incertezas,
permeada de fantasias e ilusões,
confusão de realidades de dimensões diferentes,
a verdade e a mentira disputando o mesmo espaço.
***
Nesse momento encontro-me na aula de Arquivistica,
sentada diante do meu notebook escrevendo versos,
enquanto a professora expõe a sua aula
eu deveria estar atenta a todas as palavras,
prestando atenção a tudo o que ela diz,
preocupar-me com a prova da semana seguinte.
A minha mente é dispersa,
inútil concentrar numa única ação,
enquanto permaneço sentada assistindo a aula
o meu pensamento vai longe.
Escrevo versos durante a aula
numa tentativa de afastar o sono e a fadiga,
atento-me nas minhas palavras que elaboro
e nas palavras que a professora profere.
Estou sentada numa sala de aula,
rodeada de pessoas
que se encontram na mesma situação,
todos atentos na aula.
O meu espírito pode querer estar distante da aula,
o corpo e mente atentos ao que ocorre ao redor.
Assim como eu outros se encontram nessa mesma sala de aula,
muitos desejando que a aula acabe,
exaustos pelo cansaço do dia
e ansiosos por descanso e relaxamento do espírito.
Cada um que se encontra nessa mesma sala
possui os seus sonhos e ambições,
desejos e vontades.
Cada ser que se encontra aqui nessa sala
representa uma vida diferente,
uma vida única que só diz respeito a si mesmo.
A minha mente é dispersa,
escrevo versos e elaboro poemas durante a aula,
compartilho o mesmo espaço com outras pessoas
ao meu redor,
se dividimos o mesmo espaço
o tempo é o mesmo para todos.
***
Fugir dessa realidade?
Posso ir embora,
sair dessa aula,
interromper o poema,
chegar em casa,
postar em meu blog,
deitar em minha cama,
terminar de ler Hegel
e depois iniciar a leitura de Nietzsche
ou prosseguir no meu monologo.
Posso sair da situação de estar acompanhando a aula
com outros ao meu redor,
sair da aula antes mesmo de terminada.
Eu posso sair dessa situação,
desistir da aula e ir pra casa,
só não posso sair dessa realidade
que me encontro.
Que realidade?
Se estou inserida num determinado curso
foi pela minha vontade e escolha,
encontro-me aqui diante dessa sala
com outras pessoas ao meu redor
por um motivo específico.
***
Situação adversa de outrora,
instantes que passam,
momentos que vão embora
e nunca voltam.
Ontem se foi,
hoje será o ontem de amanha,
o hoje é o amanha de hoje.
A aula de ontem acabou,
o poema não foi finalizado,
continuo em conflito com meus pensamentos
e outras realidades existentes em minha mente.
Janaina Ramos

Nenhum comentário: